O Sistema Endócrino e os Chakras

O sistema nervoso e o sistema endócrino são os dois principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo humano. Juntos, eles regulam quase todos os sistemas orgânicos. Além desses dois sistemas, há um outro sistema que atua mutuamente, denominado sistema energético ou chakras. Basicamente os centros energéticos são os verdadeiros elementos ativos e sustentadores do sistema endócrino.
Vamos analisar um pouco mais detalhadamente a função do sistema endócrino e dos chakras para compreender o co-relacionamento desses dois sistemas.
O sistema endócrino é composto pelas glândulas endócrinas distribuídas pelo corpo e tem a função de secretar hormônios, que são substâncias químicas liberadas no sangue e transportados para todo o corpo.
Geralmente, o sistema endócrino e seus hormônios ajudam a regular os processos metabólicos envolvidos com carboidratos, proteínas e gorduras. Os hormônios também exercem funções importantes no crescimento e na reprodução e auxiliam a regular o equilíbrio de água e de eletrólitos. Ocorrem três mecanismos que regulam a secreção de hormônios que são:

I) Retroalimentação Negativa – Procura manter os níveis plasmáticos normais dos hormônios.

II) Biorritmo – Altera o ritmo no padrão de secreção hormonal.

III) Sistema Nervoso Central – Controla os hormônios ativando o hipotálamo e estimulando a parte simpática do sistema nervoso autônomo.




As Glândulas Endócrinas

A hipófise ou pituitária, localizada a baixo do hipotálamo, é chamada de glândula mestra porque controla as atividades de diversas outras glândulas endócrinas. Ela secreta oito hormônios e, portanto, afeta quase todas as funções do corpo. Divide-se em: neurohipófise e adenohipófise. A neurohipófise é uma extensão do hipotálamo e secreta dois hormônios: o hormônio antidiurético e a ocitocina. A adenohipófise é controlada pelos hormônios do hipotálamo e secreta seis hormônios importantes:

1) Hormônio do crescimento – É responsável pelo crescimento de músculos esqueléticos e dos ossos longos do corpo. Exerce um forte efeito no metabolismo e também determina a elevação nos níveis de glicose no sangue.

2) Prolactina – Promove a produção de leite nas mulheres.

3) Tiroestimulante – Estimula a glândula tireóide a secretar seus dois hormônios

4) Adrenocorticotrópico – Estimula o córtex da supra-renal a produzir três esteróides, especialmente o cortisol.

5) Folículo Estimulante – Estimula o desenvolvimento dos óvulos nas mulheres e dos espermatozóides nos homens.

6) Luteinizante – Determina a ovulação nas mulheres e a secreção de hormônios sexuais em homens e mulheres.

A tireóide, localizada na região do pescoço, secreta dois hormônios que contêm iodo e que regulam o padrão metabólico do organismo. O excesso de secreção desse hormônio causa o hipertireoidismo e a diminuição causa o hipotireoidismo. A tireóide também secreta calcitonina, que altera os níveis sanguíneos de cálcio.
As quatro glândulas paratireóides, imersas na tireóide secretam o paratormônio, que aumenta os níveis plasmáticos de cálcio por meio de seus efeitos em três órgãos alvos: ossos, rins e trato digestório.
As duas pequenas glândulas supra-renais estão localizadas a cima dos rins e também são chamadas de glândulas adrenais. Possuem duas regiões: a medula e o córtex. A medula é uma extensão da parte simpática do sistema nervoso autônomo e secreta a adrenalina e a norepinefrina. Já o córtex da supra-renal produz três esteróides: cortisol, aldosterona e os hormônios sexuais, estrógeno e testosterona. As funções do córtex estão relacionadas com o controle de açúcar, de sal e dos órgãos sexuais.
O pâncreas está localizado na parte superior do abdome e secreta os hormônios insulina e glucagon que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.
As gônodas são glândulas sexuais que consistem nos ovários e nos testículos. Os ovários secretam o estrógeno e os testículos secretam a testosterona.
O timo situa-se na parte superior da cavidade torácica e tem a função de secretar a timosina, que desempenha uma função importante no sistema imune.
A pineal, localizada próximo ao tálamo, é considerada o “relógio biológico do corpo”, afetando o biorritmo e a reprodução. Ela secreta a melatonina e sua produção está relacionada com a luz do dia. Quanto maior a exposição a luz, menor o padrão de secreção de melatonina. Automaticamente ela exerce uma importante função no ciclo sono/vigília.

Os Chakras

A palavra chakras significa roda, disco, circunferência ou vórtice. Os chakras são centros energéticos acumuladores e distribuidores de energia vitais. Os principais ou estruturais são em número de sete, sendo que existem por volta de 450 chakras secundários. Eles estão interligados por uma rede de meridianos (os mesmos da acupuntura) por onde circulam a energia vital.
Os chakras estruturais nunca ficam parados em um mesmo local, se movendo em uma elíptica constante dentro da área que acompanha a medula espinal e sendo que dois deles situam-se dentro da caixa craniana.
O sistema energético não pode ser visto como os outros sistemas do corpo, pois ele é invisível, mas é indispensável para o funcionamento do físico, psíquico e emocional. Os raios dos chakras proporcionam aos plexos nervosos a energia suficiente para desempenhar sua função.
A seguir vamos co-relacionar os sete chakras principais com as glândulas endócrinas e com o sistema nervoso.




Muladhara (básico) – Situa-se na base da espinha dorsal perto das gônadas e está relacionado com o olfato e com o elemento terra. Corresponde ao plexo coccígeo e comanda a reprodução.

Swadhistana (esplênico) – Situa-se no baço e está relacionado com o paladar e com o elemento água. Controla o impulso sexual e as funções de desintoxicação do organismo.

Manipura (umbilical) – Situa-se no umbigo ou plexo solar e está relacionado com a visão e com o elemento fogo. Controla a vida vegetativa do organismo através da parte parassimpática do sistema nervoso autônomo.

Anahata (cardíaco) – Situa-se na zona do coração e está relacionado com o tato e com o elemento ar. Rege os sistemas circulatório e prânico.

Vishuda (laríngeo) – Situa-se na base do pescoço e está relacionado com a audição e o elemento éter. Está vinculado a glândula tireóide.

Ajna (frontal) – Situa-se entre as sobrancelhas e está relacionado com o intelecto. Está vinculado a hipófise.

Sahasrara (coronário) – Situa-se no alto da cabeça e está relacionado com a consciência e o elemento universal. Está vinculado a glândula pineal. Também influi no desenvolvimento do sistema nervoso central.

Na maior partes das pessoas os chakras encontram-se semi adormecidos ou totalmente adormecidos. A prática mais adequada de se despertar os chakras é a prática do Yoga, pois oferece segurança. Quando a prática é feita corretamente, aos poucos é possível atingir níveis de consciência mais profundos do que os normais.

Namaste!

Viviane Gimenez

Um comentário:

  1. olá
    texto bem interessante.
    bom para entender o que como alinhar melhor nossa energia tendo consciencia da relação dos orgãos com as energias.

    ResponderExcluir