Equilíbrio do Sistema Nervoso com Hatha Yoga

Todos sabem que a prática do Hatha Yoga proporciona reequilibrio físico, emocional e mental, mas muitos ainda desconhecem as causas desses benefícios. O que acontece é que durante a execução do relaxamento, das posturas e das respirações, ocorre um reajuste em todos os sistemas do corpo e principalmente do sistema nervoso. Por essa razão é que a prática do Hatha Yoga é conhecida mundialmente como uma prática natural e muito eficiente para manter o corpo e a mente saudáveis. Portanto vamos entender um pouco da estrutura e do funcionamento do nosso sistema nervoso.



O sistema nervoso (SN) é dividido em dois sistemas que são: O sistema nervoso central (SNC), que é composto pelo encéfalo e a medula espinal; O sistema nervoso periférico (SNP), que está localizado fora do SNC e que é composto por inúmeros nervos que conectam o SNC ao corpo.
Basicamente o sistema nervoso (figura) realiza as funções integrativa, sensitiva e motora do corpo humano. Analisando mais detalhadamente o sistema nervoso periférico, vemos que ele é composto de nervos e gânglios, que são por onde passam os sinais até o SNC. Na sua estrutura completa é composto pelos 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinais.
Os 12 pares de nervos cranianos (figura) saem do encéfalo e realizam quatro funções gerais que são:

1) Sentidos: olfato, gustação, visão e audição;
2) Sensibilidade: tato, pressão, dor, temperamento e vibração;
3) Motora I: controle voluntário dos músculos estriados esqueléticos;
4) Motora II: determina a secreção de glândulas e a contração dos músculos cardíaco e liso.



Os 31 pares de nervos espinais (figura), emergem da medula espinal e são divididos em: 8 pares de nervos cervicais; 12 pares de nervos torácicos; 5 pares de nervos lombares; 5 pares de nervos sacrais; 1 par de nervo coccígeo. O sistema nervoso periférico apresenta três funções:

a) Trazem informações da periferia, para o SNC, especialmente da pele e dos músculos, através dos nervos somáticos aferentes;

b) Conduzem a informação do SNC para os músculos esqueléticos através dos nervos somáticos eferentes;

c) A divisão autônoma (ou automática) do sistema nervoso, que supre os órgãos (vísceras) e as glândulas.



A divisão autônoma do sistema nervoso é composta de duas partes: simpática e parassimpática. A parte simpática, também chamada de parte toracolombar, geralmente é ativada durante períodos de estress, ou quando a pessoa se sente de alguma forma ameaçada. A parte parassimpática, também denominada parte craniossacral é mais ativada durante condições calmas, exercendo um papel importante na regulação do sistema digestório e na função reprodutiva.

Hatha Yoga & Sistema Nervoso

Dentro do Hatha Yoga existe uma série de técnicas, que quando aplicadas de forma correta, regulam e estimulam o sistema nervoso.
Vamos começar pelo relaxamento, que mexe com a parte parassimpática do sistema nervoso autônomo. Durante o relaxamento os músculos ficam relaxados, fazendo com que os nervos que os comandam não mandem mensagens, permitindo dessa forma um grande repouso aos centros nervosos. Ocorre também uma redução acentuada do ritmo cardíaco e um aumento da resistência da pele, tornando a pessoa menos irritável aos fatores o ambiente.
Ao praticar as técnicas de respiração o sistema nervoso central e o sistema nervoso autônomo simpático se integram, visto que há dois tipos de ritmo respiratório no corpo humano: o consciente e o inconsciente. Dependendo do tipo de respiração, o diafragma é trabalhado ajudando na expansão dos pulmões. O fortalecimento do diafragma ajuda na movimentação da parede abdominal que sustenta as vísceras no seu devido lugar, evitando a visceroptose.
Existem inúmeras posturas no Hatha Yoga e praticamente todas mexem profundamente com o sistema nervoso. Quando o corpo é flexionado, automaticamente a medula espinal e vários nervos do sistema nervoso periférico estarão sendo ativados. Ao realizar posturas ativas, como os balanços no solo, tanto os pares dos nervos cranianos quantos os espinais e automaticamente o sistema nervoso parassimpático serão ativados. Ao manter uma única postura por um determinado período de tempo, haverá um grande reajuste na parte do sistema nervoso em que a postura estiver atuando, por exemplo, as posturas invertidas, que mexem totalmente com a solução liquida de dentro da medula espinal e que é responsável pela condução elétrica de todo sistema nervoso.
No funcionamento do sistema nervoso, para toda ação há uma reação, portanto se ele estiver funcionando perfeitamente, automaticamente todos os outros sistemas do corpo entrarão em harmonia, resultando em saúde e equilíbrio mental.

Namaste!

Viviane Gimenez

Nenhum comentário:

Postar um comentário